Endodontia
A endodontia é o ramo da odontologia que trata da polpa dental (estrutura que fica dentro da raiz do dente). Quando há algum tipo de problema nessa área da boca, é papel do endodontista preveni-las e tratá-las, seja através da remoção desse tecido mole chamado polpa, ou até mesmo pode indicar a extração do dente, caso a procura pelo tratamento seja tardia.
O tratamento de canal consiste na remoção da polpa inflamada e na limpeza dos canais dentários e posteriormente a obturação dos canais radiculares com material apropriado para isto. A facilidade na recuperação dependerá da gravidade do problema tratado. Nem toda dor implica no tratamento de canal, mas fique atento a quaisquer desconfortos e procure um profissional qualificado para realizar o seu diagnóstico. Hoje em dia, conseguimos realizar o tratamento de canal sem dor e com conforto para o paciente. O endodontista também realiza a remoção de pinos que são instalados dentro da raiz do dente e que precisam ser removidos, usamos o ultrassom para realizar esta remoção com mais segurança. E realiza Retratamento de canais quando indicado.
A causa mais comum dos tratamentos endodônticos são as cáries, que geram a inflamação da polpa dentária. Então, os pacientes devem ficar atentos quanto ao surgimento de cáries.