Cirurgias Orais
As cirurgias odontológicas são realizadas na cavidade bucal. Os motivos que causam essa necessidade podem variar bastante, mas as cirurgias mais comuns são de extração de dentes que por algum motivo não podem ser recuperados.
Uma das extrações mais comuns é a do siso. Não devemos esperar o siso doer para procurar um dentista. O ideal é observar o siso a partir da adolescência, através de radiografias e análise do dentista. Se nascer em posição de danificar outros dentes ou caso sua posição seja muito difícil para a higiene bucal, ele deve ser retirado. Outra cirurgia que é realizada com frequência é a frenectomia labial ou lingual, que consiste na remoção do freio, uma estrutura da anatomia bucal que pode estar pronunciada e causar alguns danos aos pacientes, como língua presa, ou espaço entre os dentes (diastema). Realizamos também a gengivoplastia e gengivectomia, que consiste em remover parte da gengiva com a finalidade de aumentar o tamanho dos dentes ou melhorar o contorno da gengiva.
Para isso, é preciso consultar um profissional que indique se uma cirurgia oral é indicada, seja para prevenir um problema ou melhorar a saúde bucal.